5 de set. de 2009

Guia Imprensa divulga melhores cursos de jornalismo da região Sudeste

A lista regional do Sudeste do "Guia IMPRENSA - As melhores faculdades de jornalismo do Brasil" aponta os cursos superiores de jornalismo mais bem avaliados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Em primeiro lugar, a Faculdade Casper Líbero, seguida da Universidade de São Paulo, PUC-Campinas, PUC São Paulo, PUC-Rio, Mackenzie, PUC-MG, Metodista de São Paulo, ISCA e UniBH. Na edição impressa, a ser publicada em outubro, além da lista regional, o Guia revela também quais foram as faculdades preferidas por editores na contratação de profissionais.

Para avaliar as faculdades, foram utilizados critérios como titulação e experiência profissional do corpo docente, infraestrutura e experiência laboratorial, projeto pedagógico e presença no mercado de trabalho.

Conheça as melhores faculdades de jornalismo do sudeste
01 Faculdade Casper Líbero, FCL (São Paulo, SP)
02 Universidade de São Paulo, USP (São Paulo, SP)
03 Pontifícia Univ. Católica de Campinas, PUC-Campinas (Campinas, SP)
04 Pontifícia Univ. Católica de São Paulo, PUC-SP (São Paulo, SP)
05 Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (Rio de Janeiro, RJ)
06 Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, SP)
07 Pontifícia Univ. Católica de Minas Gerais - PUC-MG (Belo Horizonte, MG)
08 Universidade Metodista de São Paulo - Umesp (S.Bernardo do Campo, SP)
09 Instituto Superior de Ciências Aplicadas - ISCA (Limeira, SP)
10 Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH (Belo Horizonte, MG)

Como foi feito
Todas as instituições de jornalismo do Brasil podiam participar do ranking. Algumas, no entanto, recusaram-se alegando que participar de um estudo desses não faria parte da política da faculdade, e ainda outras foram desconsideradas, ou porque enviaram dados fora do prazo ou porque esses dados estavam incompletos. A primeira fase do Guia começou há um ano, quando jornalistas freelancers foram contratados para visitar cada uma das faculdades e entrevistar os coordenadores de curso, apurando as condições físicas, o currículo das disciplinas, os projetos de jornal laboratório. Essas informações foram incluídas em um banco de dados, utilizado como referência para ponderar e avaliar os critérios definidos por uma comissão de profissionais das áreas de jornalismo impresso, televisão, rádio, webjornalismo, assessoria de imprensa e do movimento sindical.

Após esse primeiro levantamento, a equipe do Guia estabeleceu uma pontuação específica para os parâmetros e atribuiu notas em cada um dos critérios, analisando os relatórios de visitas. Para isso, utilizou como referência tanto as exigências mínimas do Ministério da Educação quanto as indicações da comissão profissional em cada área de atuação. Por último, IMPRENSA elaborou uma pesquisa amostral no universo de 25,1 mil editores em todo o território brasileiro, perguntando em quais faculdades eles cursaram jornalismo e quais são as instituições de origem por eles preferidas na contratação. A soma de todos esses critérios, com diferentes pesos, gerou o ranking dos cursos de jornalismo do "Guia IMPRENSA".

O estudo leva em conta os aspectos acadêmicos, mas também valoriza projetos que tenham o reconhecimento do mercado de trabalho e estejam atualizados com as novas exigências do atual panorama profissional, com as atribuições agregadas ao profissional de jornalismo, os novos postos de trabalho, o domínio das várias plataformas e das tecnologias digitais.

Fonte: Portal Imprensa

Inscrições abertas para curso gratuito de reportagem com auxílio do computador

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso “Introdução à Reportagem com Auxílio do Computador (RAC)”, promovido pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. Gratuito, ele será ministrado pelo jornalista José Roberto de Toledo, pioneiro com a técnica no Brasil e um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e da agência PrimaPagina.

O curso acontece entre os dias 28/09 e 25/10. As vagas são limitadas e as inscrições para a seleção podem ser feitas até o dia 13/09.

Podem participar jornalistas brasileiros que trabalhem em período integral em veículos impressos, eletrônicos ou online, com no mínimo três anos de experiência. Será dada prioridade aos candidatos que trabalhem como repórteres de campo, que demonstrem interesse em aplicar as técnicas de jornalismo investigativo.

O formulário de inscrição está disponível no site do Centro Knight.

Fonte: Comunique-se