12 de fev. de 2009

Seja um doador de sangue!

Todos os dias, em toda a parte, muita gente precisa receber sangue para continuar vivendo. É gente de todas as idades que necessita de sangue numa cirurgia, acidente ou algum tipo de doença. Pode ser que você não conheça ninguém que esteja agora nesta situação. Mas, amanhã, pode acontecer com o seu vizinho, com algum amigo, com alguém da sua família ou até mesmo com você.

Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você quer ser um doador voluntário de sangue, FIQUE LIGADO nas informações antes de decidir pela sua doação:

- Ainda hoje, no século XXI, o homem não conseguiu uma forma de substituir o sangue; como o sangue só pode ser produzido pelo organismo humano, quem precisa de sangue sempre depende de quem doa. Diferentes grupos têm diferentes tipos sangüíneos, por isso é importante que todas as etnias participem da doação de sangue.

- Os requisitos para os doadores são: idade entre 18 e 60 anos; ter mais de 50 kg; não estar com gripe, ou febre; não ter tido hepatite, malária, doença de Chagas, diabetes; não estar grávida ou 90 dias após parto normal, ou 180 cesariana; não pertencer ao grupo de risco; doar após 2 horas do almoço ou 1 hora após um lanche, alimentação leve; ter dormido pelo menos 6 horas nos últimos 3 dias; não ter tomado nada alcoólico do dia da doação e não ter feito nenhuma tatuagem nos últimos 12 meses.

- O sangue é classificado em grupos (sistema ABO) e fator RH. Considerando o total da população temos: O+ POSITIVO = 45% O- NEGATIVO = 9% A+ POSITIVO = 34% A- NEGATIVO = 8% B+ POSITIVO = 8% B- NEGATIVO = 2% AB+ POSITIVO = 2,5% AB- NEGATIVO = 0,5% ü O doador de sangue O- Negativo é chamado doador universal pois seu sangue pode ser utilizado por pacientes de quaisquer tipos sanguíneos.

- Para DOAR SANGUE é necessário: estar em boas condições de saúde; apresentar documento de identidade original ou fotocópia autenticada ou documento equivalente com foto e filiação; ter entre 18 e 65 anos; ter peso mínimo de 50 kg; ter descansado no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas; não estar gripado ou com febre; não estar grávida ou amamentando e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 6 horas.

- NÃO poderá doar: quem fez tatuagem, piercing ou tratamento com acupuntura nos últimos 12 meses; portadores de vírus da AIDS, HBV, HCV ou HTLV; pessoas que já viveram situações sexuais de risco acrescido; quem possui histórico de doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, ato-imune, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramento anormal, convulsão após os dois anos de idade ou epilepsia, sífilis, doença de Chagas ou malária; usuários de drogas; medicamentos contra indicados para doação de sangue; anemia e mulheres grávidas.

- Como é a doação: Ao chegar, a pessoa é submetida ao teste de Hemoglobina ou micro-hematócrito (para verificar se doador está com anemia), verificação dos sinais vitais (pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura); a pessoa passa por uma entrevista; não havendo problemas, a pessoa estará habilitada à doação; depois disso, é oferecido um lanche que deve ser tomado no local e, em seguida, o doador é liberado.

- Interessante você saber que: A doação não traz risco à saúde; todo material utilizado é descartável; mulher em período menstrual pode doar, desde que não esteja sentindo cólicas, dor de cabeça ou com fluxo muito grande e quem doa sangue uma vez não é obrigado a doar sempre.

- Intervalo mínimo entre as doações: Homens - 60 dias e no máximo 4 vezes ao ano e Mulheres 90 dias e no máximo 3 vezes ao ano.

- Você pode fazer sua doação no HEMORIO - Rua Frei Caneca, 8, Centro. Todos os dias, de 7 às 18 horas, inclusive finais de semana e feriados.

Para mais informações, ligue para o DISQUE SANGUE - 0800-2820708.

Os perigos da automedicação


Os medicamentos servem para aliviar dores e curar males do corpo. Porém, quando tomados sem prescrição médica, pode agravar a doença que deveria curar. Apesar de saber do perigo de ingerir remédios com base na indicação do balconista da farmácia, de amigos ou por achar que os sintomas são os mesmos de uma doença que já teve, grande parte da população ainda recorre a automedicação, prática de ingerir remédios por conta própria.

Visando o bem-estar dos leitores, este blog selecionou algumas informações importantes para que todos estejam alerta ao mal que este ato pode causar:

-Administração de medicamentos errados ou, ainda, em dosagens inadequadas pode trazer conseqüências trágicas, que vão desde a indução à dependência até a intoxicação;

- Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o percentual de internações hospitalares provocadas por reações adversas a medicamentos ultrapassa 10%;

- Os analgésicos, antitérmicos e antiinflamatórios são os mais usados pela população sem o atendimento às recomendações médicas;

- É importante que o paciente receba atendimento médico ou assistência farmacêutica (orientações do profissional farmacêutico) para que seja informado sobre os riscos que o uso irracional (inadequado) de medicamentos pode causar;

- Consumir medicamentos de forma inadequada ou usá-lo de forma irracional também pode causar reações alérgicas e até a morte;

- A combinação errada de medicamentos diferentes também oferece riscos à saúde, já que um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro;

- A automedicação pode levar ao agravamento da doença, já que a utilização inadequada de medicamentos pode esconder determinados sintomas e fazer com que a doença evolua de forma mais grave;ü O uso abusivo de antibióticos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos;

- As crianças são vítimas potenciais ocasionados pelo consumo excessivo de remédios para gripe e tosse.

Cuidados com o uso de medicamentos:

- Quando você achar que tem algum problema de saúde, procure um médico;
- Evite recomendações de vizinhos, amigos, parentes ou mesmo de balconistas de farmácias ou drogarias;
- Não confunda o balconista da farmácia com o profissional farmacêutico;
- Na consulta médica, informe se você já utiliza algum medicamento e se faz uso freqüente de bebidas alcoólicas;
- No momento de adquirir medicamentos de venda livre (aqueles considerados de baixo risco para tratar males menores e recorrentes, como dor de cabeça), procure orientações de um farmacêutico;
E Lembre-se: Farmácia não é consultório médico. O farmacêutico não é apto a indicar medicação, mas esclarecê-la.

Acabe com as manchas

Se você manchou a roupa, já fez de tudo e nada adiantou. Fique calma, porque há truques simples que ajudam, e muito, em algumas situações inesperadas.

Confira algumas dicas para eliminar manchas, como as de café, chocolate, sangue, cola, gordura, tinta e até chiclete grudado. Além de água e sabão, você poderá precisar de itens como: talco, gelo, água oxigenada, detergente e até éter. Mas este arsenal não é para ser usado sem critérios. Cada um destes produtos tem um objetivo específico. Mãos a obra!

BEBIDAS ALCOÓLICAS: De um modo geral, essas manchas saem esfregando-se com éter. Depois enxaguar com água.

CAFÉ: Se for café derramado na hora, nada melhor do que lavar imediatamente com água bem quente ou fervendo. As manchas antigas são removidas usando um pano molhado em glicerina, deixando ficar por meia hora. Em seguida, lavar com água quente e sabão. Pode-se também esfregar uma pedra de gelo pacientemente sobre a mancha, até ela sumir; se possível, colocar antes, por debaixo da mancha, um paninho para absorver o líquido.

CAFÉ COM LEITE: Lavar com água e sabão; se não sair, água oxigenada ou tetracloreto de carbono.

CHICLETE: É fácil retirar o chiclete da roupa esfregando-se pacientemente uma pedra de gelo - do lado do avesso no mesmo lugar onde o chiclete estiver grudado.

CHOCOLATE: Lavar o local com água quente e sabão; insistir.

COLA: Ela se dissolverá facilmente se o lugar manchado ficar de molho por algum tempo - em água fria ou quente.

DOCES E CALDAS: Para se tirar essas manchas lavar apenas com água quente.

GORDURAS - ÓLEO – AZEITE: Se o tecido pode ser lavado na hora, lave-o com água quente e detergente.

MANTEIGA: Nos tecidos brancos, passar uma escovinha impregnada de benzina; nos de cores, água morna e sabão.

ÓLEO DE MÁQUINA: Passar no local um pano molhado na mistura de água com um pouquinho de amônia. Depois, passar água pura.

TINTA DE CARIMBO: Tira-se essa mancha usando uma mistura de suco de limão e sal.

TINTA ESFEROGRÁFICA: Basta esfregar a mancha com álcool puro ou álcool canforado.

TINTA DE PAREDE: Deixar a mancha ficar de molho em aguarrás ou terebintina. As tintas frescas também saem com querosene, gasolina ou benzina.

Curta o Carnaval com segurança

Festa, alegria e diversão. Assim podemos definir o feriado mais esperado do ano: o Carnaval. Com a proximidade de tal festividade, vale lembrar alguns cuidados com bebida alcóolica, com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e com uma alimentação saudável nos dias de folia.

Bebida x direção: em relação ao álcool e ao perigo de acidentes de trânsito, recomenda-se aos motoristas ficarem atentos, porque os efeitos da bebida variam em função da constituição física, da idade, do sexo, do hábito de consumo, do tipo de bebida (graduação alcoólica) e até da atividade física após o consumo. Sem contar com a quantidade ingerida, tempo que demora ao consumir a bebida e a ingestão de alimentos antes de beber. A orientação é uma só: se beber, não dirija.

Saúde: a prevenção à Aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis é um dos principais cuidados que os foliões devem ter durante o Carnaval. A recomendação é: sexo seguro, use sempre o preservativo.

Alimentação: os foliões precisam ficar mais atentos na hora de comer fora de casa. O consumidor deve comprar alimentos em locais limpos; nunca ingerir produtos com aspecto, cheiro ou sabor desagradável e evitar comer os expostos ao sol, à poeira e aos insetos.

Hidratação: outra dica para um Carnaval saudável é beber bastante água e bebidas isotônicas para evitar a desidratação.

E não esqueça: a primeira regra para um Carnaval perfeito é combinar alegria com responsabilidade. Então, aproveite a festa.